terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Como renovar suas atitudes no trabalho em 2012

Aproveite o Ano Novo para mudar suas atitudes de uma vez por todas

 

Dezembro é tempo de decidir os caminhos a serem seguidos no ano que chega, de escolher o rumo da sua vida. Batalhar uma promoção, fazer aquele curso, organizar a viagem ao exterior, comprar um carro, casar... Mas para conseguir algo novo é preciso mudar, antes de mais nada, atitudes dentro de você, fazer uma espécie de faxina interna.
Em outras palavras: mais do que decidir o futuro, olhar para o passado procurando oportunidades de melhoria é um exercício valiosíssimo. Se você quiser aumentar as chances de transformar sonhos em realidade no ano que chega, precisará ver quais hábitos, conhecimentos, aspectos da personalidade deve lapidar.

Para ajudá-la nessa tarefa, reunimos algumas orientações, confira:
· Não se prenda às falhas. Use-as para movê-la em direção ao que quer.
· Arrisque, porque é no risco que se escondem as grandes mudanças.
· Aumente sua curiosidade em relação a tudo o que a cerca. Procure olhar mais para os lados, demonstrar interesse pelo que acontece na empresa, no mundo; ir a palestras; ler livros que acrescentem algo.
· Assuma a responsabilidade pelos seus atos. Tentar fugir afasta você do sucesso.
· Perdoe - inclusive as pessoas que trabalham com você. Perdoar é criar espaço para o novo chegar. Além disso, a ressentida da turma atrai fracasso, vive na estagnação.
· Evite julgar. Ficar apontando o erro dos outros é passar um atestado de insatisfação com a própria vida.
· Acredite no seu potencial. Quem age com insegurança tem mais chances de errar.
· Adote a seguinte regra sempre que possível: vitórias e derrotas devem ser transformadas em passado no prazo de 24 horas. Se bater todas as metas no departamento, comemore, mas continue focada no dia seguinte. Recebeu uma chamada da chefia? Desabafe com uma amiga e dê a volta por cima quando o dia amanhecer.
· Seja gentil. Gentileza alegra quem recebe e quem se propõe ao gesto. E estimula outros a agir desse jeito.


Adote essas 10 regrinhas básicas e mude sua vida profissional (e pessoal) em 2012 - Para muito melhor!!

1. Organize seu ambiente
A bagunça é um convite à improdutividade. Comece o ano dando uma geral em casa e no escritório. Nem pense em fazer tudo em apenas um dia - você corre o risco de desistir no meio. A cada etapa, será um alívio jogar o lixo fora, doar o que está bom, mas fora de uso, mandar consertar o que for necessário.

Não esqueça a faxina virtual: delete os e-mails antigos e responda aos que estão pendentes. Tudo limpo? Providencie pastas e caixas com etiquetas para manter a ordem conquistada.

2. Planeje seu dia
Cansada de tanta correria, a comerciante Marcia Aiko Hasegawa, 38 anos, de São Paulo, elaborou um cronograma de compromissos diários que segue à risca. ''Hoje estudo, trabalho, faço exercícios e tenho maior disponibilidade para minha família. A qualidade de vida aumentou'', comemora.

Mãos à obra: planeje a semana no domingo, considerando as tarefas rotineiras e os extras (como a reunião da escola do filho). Atenção aos detalhes - se for lavar e secar o cabelo após a ginástica, contabilize. Reserve espaço para emergências e também para as boas surpresas. Se mora numa metrópole, compras por internet, uso de metrô e de serviços de motoboy economizam horas no trânsito; reservas no cinema ou em restaurantes reduzem os preciosos minutos perdidos nas filas.

3. Determine metas
Ter bem claros os objetivos que pretende alcançar a médio e a longo prazo ajuda a lidar com as responsabilidades diárias e a estipular prioridades. Além disso, evita gastos de energia desnecessários. Faça uma avaliação de suas prioridades e estabeleça metas profissionais e pessoais. Uma boa sugestão é anotá-las em uma folha de papel e deixá-la sempre à vista.

4. Aprimore seus conhecimentos
A fluência em duas línguas estrangeiras definiu o sucesso da esteticista e massoterapeuta Tainah Brochado Ranzeiro, 27 anos, de Brasília. ''Trabalho em um spa que recebe um grande número de pessoas de outros países e só consegui a vaga por falar inglês e espanhol. Hoje sou responsável por atender diplomatas, embaixadores e políticos de todo o mundo e ganho mais por isso'', diz.

Para crescer na carreira, descubra as competências indispensáveis e também o que pode ser um diferencial. Nem sempre um curso é o mais indicado. Algumas vezes, é melhor desenvolver comportamentos pró-ativos, como saber trabalhar em equipe. Verifique ainda se suas metas combinam com seus valores éticos e morais - quando não há conflitos internos, tudo deslancha melhor.

5. Prepare-se para ceder e arriscar
Quem foge de desafios, resiste a mudanças e não aceita a opinião alheia perde a chance de trocar experiências e ser mais criativa. Um ano realmente novo pede ideias flexíveis e inclui riscos. Eles dão medo, mas por outro lado combatem a estagnação. Disponha-se a ouvir e aproveitar sugestões, não se melindre com críticas e ouse mais. Ao ver a realidade por outros prismas, talvez dê menos importância a velhas questões e descubra potenciais inéditos.

6. Adote uma atitude otimista
Mesmo com grandes desafios pela frente, espere sempre pelo melhor resultado. Ser positiva é item fundamental para concretizar sonhos, atingir o sucesso em cada área da vida e encontrar a felicidade. Agir, pensar e viver com otimismo aumenta as chances de conquistar aquilo que se deseja. As atitudes refletem diretamente no desempenho no trabalho, na família e na vida pessoal.

7. Pratique a arte do convívio
Um exercício para criar harmonia em casa ou no trabalho: encare a convivência com as pessoas como se fosse uma orquestra. Você não toca sozinha, integra-se ao grupo. Ora um instrumento se destaca, ora outro. Às vezes, seu posto é de solista ou de general da banda; noutras, você vai mesmo carregar o piano. Raros momentos são uníssonos - é a diferença que faz a música. Saber escutar é quase tudo - a voz dos outros e também a do seu coração.

8. Troque sapos por estratégias
Quantas vezes você já fez algo de má vontade, sentindo-se obrigada e injustiçada? Ou deixou de se posicionar na hora certa para depois reclamar? Cuidado. Quem engole sapos demais é candidata à indigestão. O melhor modo de interromper esse ciclo não é explodir nem ficar quieta e adoecer de raiva.

A saída é montar novas estratégias: aprender a dizer não ou estabelecer condições para o sim, definir prioridades, delegar tarefas, negociar prazos, pedir ajuda quando necessário - e antes de ficar furiosa. Quem se sobrecarrega compromete o rendimento, o humor e acaba se prejudicando. Seja hábil e desarme essa armadilha.

9. Inclua o relaxamento na rotina
A paulistana Cecília de Almeida Kawall, 43 anos, adotou a estratégia e recomenda. ''Aos 40 anos, engravidei de gêmeos e a ioga me ajudou a ganhar serenidade e força para o parto. Gostei tanto que me aprofundei e acabei me tornando instrutora'', diz.

Assim como ela, você pode encontrar o seu método regular de combate à tensão e ao stress. Aulas de alongamento, tai chi chuan, massagens... Veja o que combina com sua personalidade e agenda. Caminhadas num parque ou à beira-mar são boas opções grátis. O importante é escolher algo que você possa fazer sempre e com prazer.

10. Elogie e agradeça
É essencial contar com os amigos e colegas, dar apoio a eles. Muita gente se esquece de dizer: ''Esse trabalho ficou muito bom'' - mas esse reconhecimento é como uma injeção de energia pura para quem ouve. Da mesma forma, é preciso agradecer pelas gentilezas que nos fazem. Mesmo que seja um simples encontro para papear, diga ao seu amigo: ''Obrigada por ter vindo comigo''.

Pri

(fonte: mdemulher.abril.com.br) 
Nota: Essa matéria foi retirada do site www.mdemulher.abril.com.br. Lá você encontra esta e muitas outras, utilíssimas para nós mulheres, antenadas e atualiadas. Vale a pena conferir!!    

5 comentários:

  1. Final de ano é sempre momento de reavaliar... Rever... E se preparar para entrar o próximo ano renovado!

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  2. Olá, adorei seu post, criativo e instrutor, pena que não tenho onde por em prática, mas com certeza quando chegar a hora já sei exatamente o fazer!
    :D
    se puder e quando puder vai em
    http://oicarolina.wordpress.com/2011/12/05/nao-mais-que-eu/#comments

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  3. Parabéns pelas otimas dicas. Beijos.
    www.tecknews.co.cc

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  4. Muito bom seu post, realmente final de ano é tempo de programar o próximo ano, e nossas escolhas são muito importantes e nos levam ao sucesso ou não. O importante é nunca desanimar e sempre lutar por nossos ideais.
    Uma dica importante que trago comigo e funciona mesmo é priorizar Deus na minha vida, porque quando faço isso, Ele acrescenta muitoooo pra mim.

    Parabéns

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  5. Ooi!
    Amei muito aqui, e olha que acabei de ver seu blog! Já virei uma fã. Amei muito o conteúdo e o design, que são muito bons.
    Já estou seguindo! Adoraria muito se você seguisse meu blog também. Ele é totalmente ligado com o mundo feminino. Se você tiver um tempo, passa lá, e comente dizendo o que achou!

    Beijoos!
    www.blogmodasdegarotas.blogspot.com

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