quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Você mudaria algo em sua aparência para conquistar um cargo ou o emprego dos seus sonhos?


Ontem eu acompanhei a estréia da talentosíssima Patrícia Poeta na bancada do Jornal Nacional. Eu e milhares de outros telespectadores, que curiosos, estavam ansiosos em   ver a atuação da jornalista e apresentadora ao lado de Willian Bonner.
Claro que eu não tinha a menor dúvida de que ela ocuparia esse lugar com muito profissionalismo, afinal, ela é uma das melhores  e sua escolha foi muito acertada.
Tenho certeza que as mulheres (e alguns homens também) perceberam que algo está diferente no seu visual. Ela apareceu com os cabelos mais curtos, na altura dos ombros.
O responsável pelo novo look foi o maravilhoso Celso Kamura.
A transformação não foi tão drástica, mas segundo a assessoria da Globo, a mudança aconteceu porque o visual de Patrícia precisava se adequar a seriedade do programa jornalístico.

Agora fica a questão: Até que ponto a empresa pode interferir na aparência de um funcionário, exigindo que ele use esta ou aquela vestimenta, esse ou aquele corte de cabelo, cor de maquiagem e esmalte?

Na minha opinião, vale o bom senso. Sendo o profissional bem preparado e ciente das condutas e imagem que a empresa passa, ele vai se adequar naturalmente. Aí também conta o fato dele estar exercendo uma profissão que goste e sinta prazer. Na parceria harmoniosa entre funcionário e empresa, ambos ganham.
Uma imagem que condiz com o ambiente passa credibilidade e confiança.
Lembre-se: você é a idéia ou o produto que vende. Quem se sentiria seguro em ir a uma nutricionista obesa, um dentista desdentado ou uma cabeleireira com os cabelos mal cuidados? Eu não...

Pri

11 comentários:

  1. Priscilla, parabéns pelo post, aliás seu blog é muito interessante e atual.
    Concordo, tem que haver bom senso entre empresa e funcionário, se é um lugar que a pessoa goste de trabalhar, ame o que faz, vai haver concordância no que é mais conveniente. Estar bem vestida,arrumada e ser dedicada é uma combinação muito boa para o sucesso.

    ResponderExcluir
  2. oie, amei seu blog e post tá incrível! nunca parei para pensar nisso :/
    http://criatividade-atona.blogspot.com/-entra?

    ResponderExcluir
  3. Se fosse uma melhoria mudaria sem problemas! E no caso da Patricia por exemplo ela precisava de algo mais formal para o jornal.
    Concordo com você quando diz que vale o bom senso do empregado em se adequar e da empresa de respeitar o estilo pessoal de cada um.
    O blog está lindo, beijos!

    http://pavao-fashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ooi!
    Você tem toda a razão na frase: ''Até que ponto a empresa pode interferir na aparência de um funcionário, exigindo que ele use esta ou aquela vestimenta, esse ou aquele corte de cabelo, cor de maquiagem e esmalte?''

    TEM POST NOVO NO BLOG, VOCÊ PODIA COMENTAR SE PUDER?
    Beijoos!
    www.blogmodasdegarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá gata td bem?
    Obrigada pela visita viu!
    Também curti seu blog, mesmo não usando salto alto rs tem um ótimo conteúdo!
    Sucesso pra ti também!
    Bjão

    ResponderExcluir
  6. Legal seu post.
    Acho que como uma empresa tão conhecida como a Rede Globo, tem que ter profissinais a altura, e cabe aos funcionarios se adaptar as regras da empresa, afinal pessoas querendo um lugar lá dentro não faltam.

    http://teremarcellino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Acho que não mudaria meu visual por causa de um emprego, sei lá, acho que o profissionalismo é o que importa e não tanto a aparência. Se a mulher é uma boa jornalista, vão ligar para o que ela fala, e não para o cabelo dela.
    Ficou linda, mas aquele cabelo maior dava um ar mais jovial pra ela, sei lá
    Gostei do post.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Não acho certo o emprego interferir do modo de se vestir ou de outras coisas do contratado mais por outro ângulo ela não fez nada a força, talvez ela possa até ter gostado do novo visual e impulsionado um pouco a idéia. Mais concerteza o que importa é profissionalismo.

    ResponderExcluir
  9. Acho que não mudaria meu visual por causa de emprego. Talvez PARA a entrevista sim, mas depende muito do caso, esses dias eu fui numa escola de cursos e tive que retirar o piercing, pois uma vez mandaram currículum de empresa de um menino 9 vezes, e as 9 o currículum voltou.
    Porque ele chegava lá de chinelo, cabelo neymar, piercing, tatuagens a mostra e etc. Mesmo sendo qualificado e tudo. mas eu já coloquei o piercing novamente, evamos ver no que dá né?
    Gostei do post, não sabia sobre isso.
    http://prooximaparada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que é válido se adequar ao ambiente em que você está desde que você queira que essa mudança seja feita. Se ela for benéfica e não te deixar desconfortável, não vejo problemas nisso.
    No caso da Patrícia, ela não mudou muito, apenas tomou uma aparência mais séria para o jornal, mas seu estilo continua o mesmo.
    Bjo.

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Se for algo que você queira acho que vale a pena.

    ResponderExcluir